1 - Ao adquirir um animal da raça, seja mestiço ou puro, ou se tem dúvidas sobre seu grau de sangue e/ou idade, e se este já é registrado, consulte a ABCCB para que esta possa fazer esta confirmação, e passar os procedimentos para regularização.
2 - Quando tiver animais registrados em definitivo na ABCCB, seja garanhão ou égua, e deseja criar, sempre comunicar a cobrição da égua, seja sua ou de outro criador, em impresso próprio da ABCCB, e que deverá ser assinado pelo proprietário do garanhão ou do sêmen.Prazos:
Cobrições efetuadas de 01/01 a 30/06 - Enviar a comunicação até 31/08
Cobrições efetuadas de 01/07 a 31/12 - Enviar a comunicação até 28/02
3 - Após a cobrição será emitido um Pré-Registro que será enviado para o proprietário da égua coberta.
4 - Quando nasce o produto, o criador, proprietário da égua, deverá preencher o pré-registro com os dados do potro(a), a data de nascimento e assinar, e poderá chamar um inspetor credenciado pela ABCCB, para fazer a resenha gráfica e identificação ao pé da mãe (até 6 meses) ou enviar este Pré-Registro para a ABCCB até os 90 dias do nascimento, e esta encaminhará para o inspetor mais próximo.
5 - O inspetor após fazer a resenha e identificação do potro, irá enviar para a ABCCB, e esta emitirá o Registro Provisório, se for animal puro, ou o Registro Definitivo no caso de mestiços.
6 - Depois somente quando este produto entrar em reprodução, terá que passar por nova avaliação técnica, por inspetor credenciado, que fará a mensuração de altura e verificará as características raciais, confrontará a resenha do provisório para confirmar se é o mesmo animal e poderá aprovar ou não o animal. Esta avaliação deve ser feita entre 3 e 5 anos (data limite)
7 - O inspetor irá enviar esta avaliação para a ABCCB e esta emitirá o Certificado de Registro Definitivo.
8 - Todos estes processos geram um emolumento, que para saberem os valores é só verificarem na Tabela de Emolumentos no Menu.
9 - Não hesite, ligue ou envie um e-mail para a ABCCB, confirme as informações, verifique se seus animais ou animais que quer adquirir, estão com registro em ordem na ABCCB, ou seus proprietários possuem algum débito, que esteja bloqueando a trasnferência dos animais. Estamos à disposição para informar-lhe da melhor forma.
SUSANA REINHARDT
Superintendência do Serviço de Registro Genelógico